Marketing Digital


O que e Marketing Digital?
Aprenda seus conceitos básicos é como utilizar ao seu favor.

O conceito de Marketing Digital pode parecer simples e de fácil entendimento, mas por outro lado pelo fato de ser um conteúdo de muitas possibilidades, pode acabar parecendo um "bicho de sete cabeça". Mas qual são as melhores estratégias? Como posso usar isso ao meu favor?

Não resta dúvidas que o Marketing Digital está crescendo nesses últimos anos, e muitas pessoas e empresas já sabem disso. E você? Ta preparado para aprender sobre esse assunto?

Se você e como eu e muitas outras pessoas, e que entrar nesse mundo, se sua resposta e sim, nesse tópico sera abordado para que você entenda quais são os principais benefícios, como usar a seu favor, quais estratégias usar, para que você ou sua empresa posso tirar o melhor proveito disso.


  1. O que é Marketing Digital?
  2. Vantagens.
  3. Quais estratégias usar?
  4. Ferramentas para ajudar no Marketing Digital.

1. O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meios das mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras de um individuo/empresa têm para se comunicar com seu público no momento certo de forma personalizada e direta.

Philip Kotler - é considerado o pai do Marketing - conceitua Marketing como "o processo social que pessoas ou um grupo de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros".

Com tudo as maneiras de se fazer isso com o tempo vem mudando, é quase que diariamente. Com isso, podemos até falar de Marketing mas, não podemos ignorar que hoje a grande parte da população mundial esta conectado à internet.

É por isso que o Marketing Digital e atualmente um dos maiores conceitos de Marketing. Esse termo resume todo o Marketing que se faz no ambiente Online hoje em dia.

Podemos usar canais digitais, tais como, Blogs, Sites, Redes Sociais, Motores de Buscas(Google, Bing, Yahoo, etc), Email entre outros. As empresas usa isso para tentar solucionar problemas e desejos de clientes e eventuais clientes.

O Marketing Digital pode ser usado por pessoas, empresas, Universidades, ONG's, igrejas... E com tudo isso também pode variar alguns fatores tais como culturais, psicológicos, jurídicos que pode acabar influenciando na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

Como o fluxo de comunicação que a Web nos fornece nos dias de hoje, acaba favorecendo estratégias ágeis, tais como o Search Engine Optimization(SEO).

Quando se fala em aumentar a sua rede, valorizar sua marca e realizar vendas, todos esses objetivos pode ser alcançado com o Marketing Digitais.

Conceitos chaves de Marketing Digital

Assim como cada conceitos tem seus termos, o Marketing Digital também tem seus próprios termos, antes de nos aprofundar, vamos conhecer alguns desses principais termos.

Persona
O conceito Persona, que e perfis semi fictícios, baseados no seu real publico, que acaba representando seu cliente ideal, assim você acaba criando estratégias de modo que alcance as pessoas certas, economizando tempo e dinheiro.

Lead
Leads são oportunidade de negocio. São os contados que através de um estratégias de Inbound Marketing, São informações deixados por usuários dos seus produtos, sites, blogs entre outros, que deixa suas informações para identificá-los e assim você pode identificar seus usuários em potencial e com isso dar-lhe informações relevantes para esta que com isso eles acabarem consumindo os serviços ou produtos oferecido por você ou sua empresa.

Landing Pages
São as paginas usada para a captura de Leads, 100% focada em conseguir informações, a ideia e que aqui você ofereça um conteúdo ou material de valor equivalente, que faça com que os seus clientes deixem suas informações e contato, é assim, se tornando Leads.

Jornada do Consumidor
Ou Funil de Vendas, são as etapas que o seu cliente passa antes de compra, ou seja, identificando quais foram suas possíveis escolhas antes de eles adquirir o produto final.

CTA
Call-to-Action, são as chamadas que direcionam as ação que seus usuários devem cumprir ao visitar um página, com isso seu Funil de Vendas e assim mantendo seu fluxo, até o momento do consumo/compra.

Fluxo de Nutrição
E um processo automático onde a ação do usuário e o gatilho para criar um fluxo de mensagem, geralmente enviada por Email, com o objetivo de fazer seu usuário caminha no Funil de Vendas.

SEO
Search Engine Optimization simplificando, significa otimização para motores de busca. São as ações tomadas para melhorar o ranqueamento de paginas e conteúdos, assim ajudando você a cumpri os pré-requisitos exigidos pelos motores de busca.

2. A vantagem do Marketing Digital

O Marketing Digital mudou a maneria de fazer Marketing e para melhor e assim facilitando o mesmo. E com tudo apareceram varias vantagens em usar o Marketing Digital algumas delas são...

Interatividade

Uma das principais razões na utilização do Marketing Digital e a interação com o publico. E com isso o foco esta mudando do produto para como e a experiencia do usuário em sua jornada até adquirir o que eles estava procurando.

Com isso as empresas fazem publicações, campanhas e outras ações, e do outro lado o publico pode interagir, fazendo criticas, dando opiniões e até indicando para outros e assim aumentando a visibilidade das marcas, e também aumenta a exigência do publico. Assim fazendo cada vez mas necessário a opinião do publico.

Análise

Nessa mundo gigantesco que e a internet, a obtenção e análise de dados é um etapa fundamental para a melhoria da sua estratégia.

As empresas nesse contesto atual podem identificar falhar com mais eficacia e rapidez e assim melhorando seu Marketing.

Mais oportunidades

Como a distancia entre empresa e cliente cada vez menor, isso ajudou novas marcas a atrair clientes do outro lado da cidades até do mundo já que pequenas marcas também podem fazer boas campanhas.

E com isso os consumidores ganham já que podem achar empresas com as quais se identificam. É o mesmo vale para as empresas já que assim eles podem achar um posição no mundo da internet e assim aumentar a capacidade de vendas.

Direcionamento

O grande diferencial e que um individuo/empresa podem fazer com que as pessoas certas seja encontrada. Com isso aumentando o consumo e a utilização daquilo que você/empresa pode oferecer.

Com isso tudo tem um grande beneficio que e economizando tempo e dinheiro para alcança as suas metas, conhece o seu publico alvo e acaba criando mais maneiras de cativá-los.

3. Quais são as estratégias de Marketing Digital?

Como um jogo de tabuleiro no Marketing Digital existe varias estratégias. Com isso você pode fazer uma escolha que combine com você ou com sua empresa.

O grande crescimento da tecnologia usada nos computadores aumentando seu poder de processamento, e junto com a estrutura que a internet tem, acarretou num universo de possibilidades. E o melhor e que existe um oceano de maneiras de fazer isso de graça apenas gastando um pouco do seu tempo.

Imagina que antigamente você para ter acesso a certo tipos de conteúdos você que compra um livro, ir em uma biblioteca. Mas agora tudo que você precisa fazer e pergunta ao Google raramente você vai ficar sem resposta para sua pergunta, e sua resposta estará contida em algum site da internet e que você pode acessar livremente.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos afirma que sites que tem boas respostas tem mais chance de atrair um publico, consequentemente conquistara mais usuários, e assim aumentando seu conhecimento sobre seus cliente e seus comportamentos.

Como vocês podem notar a internet tem possibilidades infinitas, e com isso como saberei se estou tomando o rumo certo? Não se preocupe estarei falando sobre as principais estratégias usada atualmente.

Inbound Marketing

Aqui temos o termo que tem como sinônimo Marketing da atração. Com o objetivo de se encontrado pelo publico, empresas que usa o Inbound, procura entender os problemas e as necessidades dos consumidores e assim estabelecendo uma comunicação com esses usuários e assim trazendo a solução para seus problemas e concedendo os seus desejos.

A internet contém uma gama de ferramentas para fazer pesquisas e assim criar e publicar material que irar satisfazê-los. E quando isso e feito com certa frequência, você acaba aumentando sua audiência e diminuindo você é/ou sua empresa de seus clientes. Simplificando tudo a empresa passa a conversa com sua audiência, não somente mandando mensagem.

Marketing de conteúdo

Atualmente o maior meio de fazerem as pessoas chegarem até você e criando conteúdo, que seja relevante, que vá solucionar um problema e que seja de fácil acesso. Essa estratégia ganha o nome de Marketing de conteúdo. Os consumidores estão sempre procurando a solução pela internet e a maioria faz isso através dos motores de busca.

O objetivo do Marketing de conteúdo tende a posicionar sua marca no lugar e momento certo durante a jornada do consumidor em sua procurar e assim dando as melhores soluções.

Por isso e preciso espalhar seu conteúdo pela internet que seja atrativas para sua Persona. Alguns métodos são considerados padrões por muitos, tais como blog, site da empresa e os perfis em redes sociais.

Blog

O blog em praticamente uma casa para o Marketing de conteúdo, isso e dado porque ele e um canal exclusivamente seu, a interação com o publico e mais fluida sem interferências que alguns meios tem como as redes sociais, em outras palavras você pode publicar o que quiser a hora que quiser e quando quiser.

Esse meio e bom pela facilidade que existe em editar e administra um blog, o que facilita que grandes e pequenos times consiga criar um boa estratégia de Marketing com mas facilidade, rapidez e gastando pouco recursos. E por fim, mas não menos importante os blogs são uma boa forma de melhorar seu ranqueamento nos motores de busca, pelo fato de ser um excelente ferramenta para otimização de conteúdo e isso acaba melhorando a visibilidade do seu conteúdo e assim atraindo e alcançando novos usuários

Sites institucional

O site institucional acaba trazendo um ar de profissionalismo e dar mais confiança as pessoas que procurarem você e/ou sua empresa porque passa a sensação de credibilidade.

E depois esse meio acaba sendo mais um meio de ser encontrado pelos consumidores, e também e só seu e ele poder acabar aumentando seu posicionamento nos motores de busca.
E também e bom ter um canal onde os seu publico possa compra seus produtos ou solicitar serviços e assim finalmente consumir de você, aqui você poder tirar as principais duvidas deles. Sem sombras de duvidas esse e o local certo para isso.

Redes sociais

O lugar certo para você estabelecer uma comunicação, influencia e manter diálogos com seus consumidores, as redes sociais tem vários fins estratégicos, pois tem muita importância para o Branding.

Branding nada mais é gestão de uma marca, ele e responsável de deixa sua marca conhecida, mas desejada, deixa ela na mente e até mesmo no coração dos seus consumidores, com o Branding você aprende que uma marca não e simplesmente o logotipo ou o nome, isso agrega varias coisas, como exemplo existe vários produtos que muitos chamam pela marca e não pelo real nome como o Miojo, Cotonetes, Super bonde, etc. nesse caso o produto virou sua marca, o Branding não incorpora somente o conceito sobre marca, mas também sobre seus produtos, você aprende como sua marca e produtos são vistos e porque você esta ganhando ou perdendo publico e assim você pode ver onde esta acertando e errando e construindo uma boa estratégia.

Como definir um estrategia para Redes Sociais?

Estabeleça objetivos e metas: após estabelecer suas metas tenha em mente que as redes sociais também tem um Funil e você deve considerar cada passo dos seus visitantes para poder conquista seus objetivos.

Escolha a rede social correta: você tem que intender que Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter etc, são mídias diferente cada uma com sua particularidade. Por tanto o interesse de cada usuário e diferente. Com isso faça a pesquisa do publico e as palavras-chaves que são usadas antes de criar um perfil comercial.

Crie um perfil: após achar a rede social que mais adequada para você, e agora e ter cuidado com o tamanho dos post e imagens. Lembre-se que esse perfil também representa sua marca sendo assim utilize padrões que represente a mesma.

Realize um benchmarking: Veja os que os seus concorrentes e blogs de assuntos relacionados estão fazendo, se tem concorrentes fortes significa que tem material para você aprender um pouco e aproveitar.

Aprende com os resuatados: Assim como blogs e sites a redes sociais também tem ferramentas de análise. utilizando-as assim você poderá alcança o maior numero de pessoas.

Email Marketing

Esse e um processo que consiste em, enviar mensagem para um grupo de contato obtido por um empresa.
O primeiro passo para construir uma boa estratégia de Email Marketing e construir sua lista de Email, ou seja, conseguir contatos das pessoas que chegaram até seu conteúdo.

  • Escolher um bom software administra os contados adquiridos.
  • Criar um oferta em troca do contato com, newsletter, desconto ou algum conteúdo relevante.
  • Insira um formulário de inscrição no seu blog ou site.
  • Desenvolver uma abordagem para sua marca e mensagem que atrai a atenção.
Tipos de Emails

O Email e um canal direto com os clientes e potenciais clientes, com isso existe diferente interações com os seus Leads.

Email informativos
Esse Email tem a função de passar informações relevantes para os contatos, normalmente esse tipo e curto e ao mesmo tempo tenta passar o máximo de informação possível para o contato.

Email de nutrição
Aqui força o contato a tomar uma atitude especifica em seu blog ou site, geralmente levando para o seu domínio oferecendo conteúdo para que eles prossiga no Funil de vendas e assim no final acabar com seu consumidor.

Email educacional
Um dos tipos mais uteis, e devem ser a maior parte do conteúdo que você irar enviar para seus contados já que eles estão procurando soluções para seus problemas e duvidas.
Utiliza para enviar conteúdos exclusivos, materiais separados por você e é claro veja o que seu publico mais procura e envia o Email com a possível solução.

Email Transacional
Aqui ta um meio que deve usar com sabedoria, pois vai oferecer ao contado um transação seja uma oferta de um produto ou serviço, eles precisam ser enviados de maneira que não pareça exagerado.

Newsletter
O tipo de Email que os usuários assina para ficar por dentro de tudo que ocorre com seu site, blog,
empresa etc, sendo assim tem que ser enviado com certa frequência.

Seo

Hoje os motores de busca procura oferecer o melhor conteúdo e experiencia para seus usuários. Existe varias técnicas usadas para mostra para os motores de busca que seu site ou blog pode promover uma boa experiencia.

Otimizar suas paginas significas deixar ela compreensivas para as pessoas e também para o robôs dos mecanismo de busca.

Seo On Page

Os fatores On Page são aqueles que podem ser alterados dentro da sua pagina tais como titulo, descrição, links internos, tags etc, tudo isso ajuda as pessoas e os robô a terem uma boa experiencia.

Seo Off Page

Os paramentos externos também influencia em como os robôs veem seu conteúdo, exemplo tempo de carregamento de paginas, seus paramentos de segurança e os backlinks.

Sem

Search Engine Marketing, motores de busca são uteis para o Marketing Digital, uma boa estratégia irar lhe trazer mídias orgânicas ou pagas. Ao fazer uma busca esses motores ira lhe retorna uma lista de links e alguns deles serão anúncios. Até mesmo o Seo está no sem!

Além do crescimento orgânicos, mídias pagas também oferece um potencial único de crescimento, as ferramentas e técnicas de analytics permite você encontra o caminho para um bom retorno sobre um investimento positivo.

Publicidades

Atualmente na internet existe três tipos de mídias:

Adquiridas: Vem da interação com o publico, representada pelo engajamento;
Possuídas: São aquelas que pertencem a alguém tais como blogs, sites perfil em mídias sociais.
Pagas: Aqui você promove seu conteúdo por meio de anúncios em site, blogs, redes sociais, etc.

A combinação dessas mídias e que vai definir seu publico e o melhor jeito de conquistá-los. Já mas desconsidere nem uma delas.

4. Ferramentas para auxiliar no Marketing Digital.

Essas ferramentas ira ajudar a filtrar as informações necessária para auxilia na criação de um boa estratégia. Mas tenha em mente que isso só ira funcionar se você já tiver em mente o seu objetivo e assim com a ferramenta certa você ira alcançá-lo. 

Ferramenta de SEO

O SEO envolve um serie de estratégia e, portanto, existe vairas ferramentas para finalidades diferentes, com isso poderá executar um bom para alcança boas posições nos motores de buscas.

Ferramentas de Palavras-chaves:
Com essas ferramentas você irar descobrir quais foram e quais são as palavras-chaves com mais relevância com seu conteúdo. Principais ferramentas:


SEO técnico
As ferramentas aqui tem como verificar a autoridade do seu domínio(seu e da concorrência), corrigir erros de SEO, encontra conteúdo duplicado entre outras coisas. Principais ferramentas:


Ferramentas de análise

Análise métricas
Com esses tipos de ferramentas você pode acompanha seu trafego, origem do trafego, e todo caminho percorrido pelo usuário no site, entre outros. Principais ferramentas:


Análise de concorrência
Para que você tenha uma boa ideia de uma estratégia e necessário conhecer as dos concorrentes, com essas ferramentas você pode compará palavras-chaves, backlinks, tráfego entre outros. Principais ferramentas:


Ferramentas de Email Marketing

Uma boa estratégia digital também tem sua lista de contatos e com isso aumentando o engajamento de suas campanhas. Aqui vai umas das ferramentas mais conhecidas:



Bom existe várias outras ferramentes para auxiliar no Marketing Digital as descritas a cima foram apenas algumas das principais e que irar ajudar você em sua jornada nesse mundo.

Se ainda quer aprender mais sobre esse assunto confira esses artigos:


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