Este tutorial descreve como desenvolvemos uma versão do Sokoban em 3D
utilizando o Microsoft XNA.
A idéia do Sokoban foi criada por um japonês chamado Hiroyuki Imabayashi, em
1980.
Ambienta-se em um estoque de fábrica com algumas caixas, e o personagem
principal (Sokoban) deve colocar estas caixas nos lugares marcados.
Pode parecer fácil à principio, porém o Sokoban só conta como instrumento suas
mãos: não há empilhadeiras no estoque e as caixas não tem puxadores e etc.,
assim, pode-se somente empurrar uma caixa por vez. O Sokoban não é forte o
suficiente para empurrar duas ou mais caixas.
O jogo é simples assim mesmo e é relativamente fácil programá-lo. A dificuldade
encontra-se em criar níveis interessantes, que requeiram boa capacidade de
raciocínio por parte do jogador, equilibrando também o quesito diversão. O
trabalho sujo de Sokoban fica nas mãos do level designer.
Para baixa a apostila click na imagem abaixo
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